Paiw - O Verbalyzador. Biographie
Paiw
O Verbalyzador
Biografia
Existe como criação do Paulino Arcanjo Intepo. É um artista, rapper moçambicano da região norte, concretamente da província do Niassa. Irmão mais velho do Fassilarim e entre outros por ser a primeira sorte. Nasce nos anos de 2004 numa das turmas da Escola Secundária de Cuamba, enquanto frequentava a 9ª Classe, sob influência do escritor norte-americano Dan Brown, no romance O Código Da Vinci depois de ter lido o Anjos e Demónios, oferecido pelo seu pais em 2003.
Inicia as suas actividades como rapper em 2004 dentro do quintal da casa dos pais, no bairro 05 Aeroporto - Massaniqueira, na companhia com os seus irmãos. Onde na partida teve como impulso previsível da primeira rima ensinado por um amigo, Dick Benjamin, beirense - actualmente médico (2020).
A segunda apreciação foi do amigo do seu tio, Ortega Pio (DEP), que apreciara a primeira rima de sua autoria. Daí para diante soma uma associação de pessoas de boas fé, entre entidades simples, entusiastas, artistas de várias gerações e até atletas, o qual conviveram no mesmo espaço e tempo na cidade de Cuamba.
Como rapper é de carácter interventivo. Pese embora tenha inclinação para assuntos introspectivos que desafiam a lógica paradoxal dos temas do tempo em que vive. O estilo preferido é underground, optando também por outras alternativas com ritimos tradicionais e samples.
Teve/tem como filiações de rapper como Do-G, Der-G, Eddy-B, AJ, Erman, Lèpre Cons, Vinito (DEP), Boss Killer, etc. Pois a lista se esgota entre talentos que fluiam e cidade de Cuamba no ano de 2004 a 2009. Na altura da Rádio Comunitária - RCC - Rádio Comunitária de Cuamba, à gestão técnica do Fernando Paulino.
Teve grupos como 24 Gramas, Balas Secretas, Mataka Family, que dos quais não progrediram além fronteira ou fora da cidade, nem tanto quanto fora da Província do Niassa, excepto a Balas Secretas que sem os seus integrantes iniciais como o fundador Eddy-B, Henny B e Boss Killer, houve progressos avançados apenas com Paiw, Der-G e que mais tarde integrariam o Desordem e Prólogo (AJ).
O segundo momento da sua carreira sem ascensão nacional, acontece na província de Nampula onde frequentava a sua licenciatura que terminara em 2014. Tendo tido contactos com rapper como Amorim, Md Akas, Xelter, The Wrap, Jama das Mantas, PIJ, Yan Marley, Bleu, Mesio C, Hard MC, Raça Oculta, R16 & Aladino, etc.
Resultara nessa fase pela convivência com Classnaval & Pij, bem como com o PZP e 3 Paiotas, uma tentativa frustrada de MixTape - O Disponível, em 2012 onde estavam contemplados sons como Perdão, Um amigo bom, Knock out verbalistico, Chegou a altura e entre ouros.
Chegando até a fazer parte de um grupo que prometia, mas não progrediu: RAPUBLIKA HIP-HOP. Onde cada integrante (Paiw, Md-Akas e Xelter), seguiram à solo mantendo apenas alguns contactos e sons colaborativos entre eles, por aí em diante.
O terceiro momento da carreira acontece na cidade da Beira, onde teve contacto com Babilonic, como produtor deu a luz ao projecto - A Boa Nova, que antes era baptizado por Diabinho. Teve um lançamento não oficial em 2021 com 10 faixas. Contando com sons como Bizzarice, Estudemos, O Paradoxo de Viajar, Filho Platónico, Dólar, etc.
Dentre outras peculiaridade curiosas atribuído pelo seu criador, Paiw tem um irmão mais novo, o Lino Isabel Mucuebo TEBULO. A razão da existência é justificada pelo lado maternos do seu criador. Diferente do rapper, Lino TEBULO simplesmente, pretendia ser um escritor e autor de diversos materiais com índole de Educação Cívica e Política do seu povo, se o seu criador sobrevivesse na missão de Dezembro de 2023 a Maio ou Junho de 2024 em Cabo Delegado, Palma.
Felizmente, saiu vivo e como celebração em homenagem à mais uma época da vida, nasce o Evaristo Pereira dos Santos, o qual se encarregará de assinar e publicar matérias que pareçam sensíveis. Com a vida de rapper fora dos holofotes, Lino TEBULO de férias prolongadas, o Evaristo tomará conta do resto da paixão do seu criador - escrita: composição de várias opiniões vinda de reflexões e análises profundas feitas através de observação quotidiana do ambiente a sua volta.
Comentários
Postar um comentário